Somos Abraço: 5 anos de Abraço Cultural

Este ano o Abraço Cultural completa 5 anos de fundação! Para celebrar a data, convidamos você para participar da campanha Somos Abraço! Nela você vai encontrar várias atividades culturais e conteúdos sobre refúgio, tudo preparado com muito carinho em colaboração com os nossos professores e professoras. Bora? Vem com a gente! 😃

Um abraço é lar enquanto se recupera o fôlego de voar. É silêncio quando não cabem palavras e festa quando a emoção transborda do coração. Um abraço é ponto de encontro: de culturas, histórias, aprendizados e experiências.

O que é ser Abraço?

Em comemoração aos cinco anos do Abraço Cultural, lançamos a campanha #SomosAbraço, uma forma de celebrar os aprendizados da nossa trajetória e reforçar nossa missão de promover a inclusão socioeconômica de refugiados e migrantes ao capacitá-los como professores de idiomas e experiências culturais, para potencializar oportunidades de geração de renda justa, promover trocas interculturais com sua nova comunidade local e incentivar quebra de estereótipos.

Durante os próximos meses programamos diferentes atividades nas nossas redes sociais, que serão o ponto de contato com as culturas dos professores do Abraço Cultural, divididas em 4 eixos: Hispanofonia (espanhol), Arabofonia (árabe), Francofonia (francês) e Anglofonia (inglês).

O conteúdo foi pensado para valorizar as riquezas culturais dos professores que marcam nossa história, promover ainda mais integração com as nossas alunas e alunos e impulsionar o propósito do Abraço para acolher e informar mais pessoas interessadas na causa do refúgio.

Convidamos você a refletir sobre os valores que guiam o Abraço Cultural: inclusão, empatia, respeito, empoderamento, protagonismo e colaboração. 

Fique de olho nas nossas redes sociais para saber mais informações sobre os refugiados no Brasil e no mundo, aprender novas expressões idiomáticas, conhecer a origem de palavras que chegaram ao português, receitas culinárias, discussões sobre cinema, heranças afrolatinas e se engajar com a causa do refúgio!

conheça os nossos projetos

Jornada de Formação Pedagógica Continuada
Acontecem anualmente e promovem o encontro entre a equipe de professores e coordenadores com especialistas de diversas áreas ligadas à educação e à cultura. Durante esses encontros, buscamos aperfeiçoar tanto as habilidades técnicas quanto aquelas ligadas ao comportamento humano, permitindo que a equipe consiga construir soluções transversais para os desafios do cotidiano da sala de aula.

Aulas Culturais
São eventos de temática cultural diversa abertos ao público que acontecem esporadicamente. Neles, professores e outras pessoas em situação de refúgio ou migrantes apresentam atividades e serviços, como dança, música, discussões variadas, moda e gastronomia. Além de promover trocas culturais e sensibilização para a diversidade, um dos principais objetivos é gerar renda para empreendedores refugiados.

Mini Aulas Culturais
Acontecem ao longo dos módulos de aula e são focadas no aprendizado de questões culturais. Cada professor planeja uma aula baseada em alguma temática cultural ligada ao seu país de origem para cada turma envolvendo música e dança, gastronomia, vestimentas, política e história, literatura ou festividades.

Políticas de bolsas socioeconômicas
Programa de bolsas socioeconômicas abertas à população para contribuir com a democratização do acesso ao ensino de idiomas e culturas. Ao mesmo tempo, também oferecemos um programa de bolsas de estudo destinado à pessoas em situação de refúgio.

“Mulheres & Refúgio: histórias para ocupar a cidade”
Projeto elaborado em parceria com o coletivo Feminicidade que promoveu encontros entre brasileiras e mulheres em refúgio para conversas sobre a questões femininas e de migração. A partir das trocas, foram elaborados cartazes lambe lambe que mostravam colocações sobre estar em refúgio e uma revista virtual que conta sobre o processo do projeto e as entrevistas com as 10 mulheres em situação de refúgio participantes do mesmo.

Rio Refugia
É o maior evento em celebração ao Dia Mundial do Refugiado na cidade do RJ e coorganizado com o PARES Cáritas RJ, a Feira Chega Junto e apoio do Sesc RJ desde 2017. O evento conta com diversas atrações como debates, oficinas culturais realizada por pessoas em situação de refúgio, apresentações de dança e música e feira gastronômica.

CineAbraço
O CineAbraço é um evento no qual há exibição de um conteúdo audiovisual e, posteriormente, o debate de tal produção. Nele, buscamos promover produções independentes e que discutam questões do Sul Global, valorizando perspectivas próprias desses países e regiões.

Aulas Culturais
As aulas culturais são desenvolvidas como parte do currículo dos cursos. Aulas de culinária, dança, cinema, história, geografia, religião e outros temas culturais de interesse de estudantes e professores proporcionam uma ampliação de repertório cultural e o aprendizado do idioma de uma forma divertida e interativa.

Ateliê Pedagógico
Ateliês e/ou oficinas, que visam a aprofundar a formação didática e pedagógica dos/as professores/as. Esses momentos são também oportunidades de estreitar os laços e aproximar ainda mais os membros das equipes, para o desenvolvimento de um trabalho mais humano, coeso e colaborativo.

Jornada de Formação Continuada
Encontro em que toda a equipe de professores/as recebem formações de especialistas não vinculados à instituição em diversas áreas ligadas ao ensino e à educação. As jornadas permitem a troca de experiência, o reconhecimento de desafios e a criação conjunta de soluções a problemas comuns às salas de aulas. Durante a adaptação para as aulas online, realizamos um ciclo de formações com nossos/as professores/as para promover a inclusão e a autonomia do uso de ferramentas digitais de ensino.

Abraço Brasileiro
O Abraço Cultural SP, em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, criou o Abraço Brasileiro: um curso de português como língua de acolhimento (PLAc) pensado para promover a integração socioeconômica de imigrantes e pessoas refugiadas.

Abraço na Escola
O Abraço na Escola leva o tema do refúgio para dentro da comunidade escolar, especialmente para alunos, professores e pais. Além da conscientização sobre os temas de migração, refúgio e diversidade cultural, buscamos novas fontes de renda para nossos professores, que são remunerados pelas oficinas culturais e rodas de conversa.

Abraço em sua Empresa
Promovemos diversos serviços especializados para empresas e organizações, como aulas in company, oficinas culturais, rodas de conversas e convênio de descontos em cursos para colaboradores e parceiros.

Abraçando Histórias
O Abraçando Histórias conta as histórias cotidianas de quem faz o Abraço SP acontecer: os nossos professores e professoras. São 11 histórias diferentes, que demonstram suas personalidades, visões de mundo, interesses e sensações. Você encontra todas elas aqui em nosso #Blog.

Happy Hour Multicultural
No evento, migrantes e refugiados expõem e vendem seus trabalhos (artesanatos, tecidos, roupas, comidas) e apresentam suas culturas em clima de festa e celebração.

Abraço Convida
O Abraço Convida é um convite para pensar e discutir os níveis de interseccionalidade entre imigração, refúgio e sociedade.

Cine Abraço
O Cine Abraço tem a proposta de promover o acesso gratuito a produções cinematográficas de países não hegemônicos e incentivar o olhar a diferentes culturas.

Jantar com Histórias
No Jantar com Histórias, o público é convidado a provar diferentes sabores da culinária árabe, africana e latino-americana, além de acompanhar uma apresentação ministrada por um de nossos professores, sobre a história dos países e dos povos de onde essa culinária é originária.

Veja um pouco da nossa atuação nesses 5 anos:

Fique ligado/a nas nossas redes para conferir todas as novidades!

Bianca Silva, Coordenadora de Comunicação do Abraço SP