Sobre o Abraço Cultural

Um projeto pioneiro, que tem refugiados como professores de cursos de idiomas e cultura. Os principais objetivos são promover a troca de experiências, a geração de renda e a valorização pessoal e cultural de refugiados residentes no Brasil. Ao mesmo tempo, possibilitamos aos alunos o aprendizado de idiomas, a quebra de barreiras e a vivência de aspectos culturais de outros países. Nascemos em São Paulo em 2015 e chegamos ao Rio de Janeiro em 2016.

Nossa história

Como todo causo brasileiro que se preze, o nosso também começa com uma partida de futebol. Era julho de 2014. Um pálido sol invernal iluminava o gramado da quadra que mais tarde receberia centenas de pessoas dos quatro cantos do mundo. Neste cenário, a plataforma social Atados realizou a 1ª Copa do Mundo dos Refugiados e a iniciativa nos abriu os olhos para outra realidade: precisávamos de um projeto mais duradouro, capaz de contribuir na missão de integrar esses imigrantes em nossa sociedade.

Assim surge o Abraço Cultural, uma organização não governamental, que tem por objetivo promover a troca de experiências, a geração de renda e a valorização dos refugiados. Através de nossas aulas – com metodologia e material didático próprios – queremos transmitir muito mais do que o aprendizado de uma nova língua: queremos quebrar preconceitos e barreiras culturais, aproximando diferentes povos em um único lugar.

Missão, visão e valores

Missão

Potencializar oportunidades de geração de renda a refugiados por meio de um método inovador de ensino de idiomas e troca de experiências culturais com as comunidades locais.

Visão

Ser referência de inserção do refugiado no mercado de trabalho e um ponto de contato de suas culturas com a sociedade brasileira para quebrar barreiras culturais.

Valores

Igualdade | Inclusão | Transparência | Empatia | Respeito | Empoderamento | Protagonismo
Colaboração

EQUIPE DE GESTÃO

Cacau Vieira – Núcleo de Educação e Pedagogia
Carolina, mais conhecida como Cacau, é educadora, facilitadora e gestora. Bacharela e licenciada em Letras pela UFRJ, especializou-se em Educação e Cultura pela FLACSO. Tem diversos cursos e formações nas áreas de ensino de línguas estrangeiras, formação de facilitadores, uso de tecnologias na educação e perspectivas decoloniais. Esteve em sala de aula como professora de francês por mais de 10 anos e, em 2015, co-fundou o Abraço Cultural Rio de Janeiro. Atualmente, colabora com a gestão da instituição e coordena seu núcleo de educação. Desde 2021, atua também como assessora pedagógica em projetos de formação de professores da rede pública.

Mariângela Garbelini – Núcleo Administrativo e Financeiro
Mari é formada em Direito pela Universidade de São Paulo e em Relações Internacionais pela PUC-SP e atua no terceiro setor desde 2003. Trabalhou como advogada de organizações beneficentes, coordenou projetos educativos e culturais na Associação Viva e Deixe Viver e contribui com diversos projetos sociais como voluntária. Começou a atuar com refugiados na Tailândia, em um projeto de empoderamento de birmaneses. Foi voluntária no Instituto Adus, onde começou dando aula de português e coordenou o grupo de assistência jurídica para refugiados. No Abraço, é responsável pela coordenação geral e gestão administrativa da unidade São Paulo.

Roberta Sousa – Núcleo de Comunicação e Cultura
Roberta atua como comunicadora e produtora de conteúdos a partir de uma perspectiva do Sul global, coordenando o núcleo de comunicação e cultura, além de colaborar na gestão da instituição. É formada em Relações Internacionais pela UFRJ e teve seu percurso profissional marcado, desde cedo, pelas áreas da comunicação e do ensino de idiomas. Como sempre se interessou pela promoção dos direitos humanos e pela causa do refúgio, se aproximou do Abraço Cultural em 2016, onde mantém sua atuação até hoje. Atualmente cursa a Especialização em Epistemologías del Sur pela CLACSO e espera que seu trabalho possa impactar positivamente a vida de muitas pessoas.

Tatiana Rodrigues – Núcleo Administrativo e Financeiro
Apaixonada por diferentes culturas e idiomas pouco convencionais, Tatiana coleciona fotos, experiências e souvenirs dos países que já visitou ao redor do globo. Deixou de lado seu diploma de biomédica e a frieza dos laboratórios para se (re)descobrir através das causas sociais e da temática de refúgio e migração. Em 2015, co-fundou o Abraço Cultural Rio de Janeiro e atua como administradora e gestora da instituição desde então. É mestra em estudos migratórios pela Universidade Pompeu Fabra e acredita no poder da colaboração e do coletivo para promover um impacto positivo no mundo.

NOSSOS PARCEIROS

Preencha e receba novidades:

SEDE RIO DE JANEIRO
Rua Conde de Bonfim, 488, 3º andar, Tijuca (Perto do Metrô Saens Peña)
Atendimento sendo realizado apenas via e-mail, telefone e redes sociais.


contatorj@abracocultural.com.br

(21) 99825-9907
(no momento, entre 13h e 19h)

SEDE SÃO PAULO
Rua dos Pinheiros, 706 – Casa 6 – Pinheiros

(Metrô Fradique Coutinho)
Atendimento sendo realizado apenas via e-mail, telefone e redes sociais.

contatosp@abracocultural.com.br 
(11) 98300-7321 (Horário comercial)

UNIDADE LARGO DO MACHADO RJ
Tv. Alm. Protógenes Guimarães, 42 – Catete
Atendimento sendo realizado apenas via e-mail, telefone e redes sociais.

contatorj@abracocultural.com.br 
(21) 99825-9907
(no momento, entre 13h e 19h)

Siga o Abraço nas redes sociais: