diretrizes metodológicas
Somos uma instituição que atua no ensino de idiomas e culturas. Oferecemos cursos de árabe, espanhol, francês e inglês e experiências culturais a partir de referências do Sul global. Através da educação, promovemos a integração de pessoas em situação de refúgio e migrantes vulneráveis, que passam por formações iniciais e continuadas e se tornam professores/as dos nossos cursos. Nascemos em São Paulo em 2015 e chegamos ao Rio de Janeiro em 2016.
As aulas e o material dos cursos de idiomas são elaborados com base na abordagem comunicativa. Nessa abordagem, a língua é analisada como um conjunto de eventos comunicativos vistos através de atos de fala com diferentes graus de complexidade sintática e com diversos níveis de formalidade de acordo com o contexto. As atividades propostas no processo de ensino-aprendizagem visam ao desenvolvimento constante das quatro habilidades comunicativas:

Nessa abordagem, os conteúdos estruturais – gramática, léxico e pronúncia – são trabalhados de maneira contextualizada e através de atividades práticas. Para além dos exercícios de verificação e consolidação estrutural, a abordagem comunicativa valoriza as atividades de produção, nas quais os elementos estruturais servem à comunicação ativa, escrita ou falada.
Formação de docentes
Uma das atividades mais importantes e cruciais para o funcionamento e a consolidação da instituição é o de formação inicial e continuada de docentes de experiências de aprendizagem em idiomas e culturas. A formação inicial e continuada de professores e professoras de experiências de aprendizagem em idiomas e culturas caracteriza-se como uma das atividades mais importantes e cruciais para o funcionamento e a consolidação da instituição. Nossos facilitadores e facilitadoras são pessoas em situação de refúgio de países como Congo, Cuba, Haiti, Uganda, Palestina, Venezuela e Síria. A equipe pedagógica de cada unidade realiza o treinamento e o acompanhamento contínuo das demandas de educação dos cursos, dialogando constantemente com docentes e discentes.
Perspectiva Cultural
Além do aprendizado de uma língua, queremos compartilhar culturas! Nas aulas, buscamos aproveitar toda a bagagem cultural dos e das docentes. Como acreditamos que a língua e cultura estão sempre ligadas, tentamos mostrar, tanto nas aulas de idioma quanto nas aulas culturais, referências e perspectivas do Sul global, de onde vêm os e as docentes. A abordagem comunicativa e a seleção de conteúdos é, então, atravessada pela perspectiva intercultural e decolonial, buscando não apenas aumentar o repertório, mas também que estudantes possam (re)conhecer suas identidades, decolonizar seu olhar e, principalmente, experimentar novas possibilidades de ser e de estar no mundo.
Material próprio
Para cada módulo, há uma apostila elaborada pela equipe pedagógica. Ter um material próprio é desafiador, mas nos permite compartilhar referências culturais não-hegemônicas e comumente não encontradas em métodos do mercado. Para além das questões culturais, os conteúdos que compõem os módulos (e, consequentemente, as apostilas) foram pensados e desenhados com base no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR). Assim, garantimos um padrão de referência internacional e a equivalência com os conteúdos de exames de proficiência.
Divisão de módulos
No Abraço Cultural, oferecemos cursos de árabe*, espanhol, francês e inglês. A duração de cada um varia em função do idioma, do ritmo de estudos e dos objetivos de cada estudante. Em função do idioma, do ritmo de estudos e dos objetivos de cada estudante, a duração do curso pode apresentar variações
Os módulos do curso foram criados a partir das descrições do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), seguindo a padronização internacional que fornece uma base comum para programas de línguas, manuais e exames de proficiência. Assim, nosso curso foi pensado para que cada módulo forneça ao(à) estudante tudo aquilo que precisa aprender, linguística e culturalmente, para ser capaz de se comunicar.
Desta forma, garantimos a padronização dos módulos e facilitamos o caminho de pessoas que pretendem obter um diploma de proficiência em língua estrangeira. Nesse referencial, os adjetivos básico, intermediário e avançado, comumente usados para classificar o domínio do idioma, são substituídos por elementar, independente e de proficiência seguindo níveis progressivos: A1 e A2 (utilizador elementar); B1 e B2 (utilizador independente); C1 e C2 (utilizador proficiente)
No Abraço, neste momento, oferecemos cursos dos níveis A1, A2 e B1.
A1
O(a) aluno(a) pode entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas. Pode se apresentar e responder perguntas sobre detalhes de sua vida pessoal como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui. Pode ainda interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.
A2
O(a) aluno(a) pode entender frases e expressões relacionadas às áreas familiares ao usuário, como informações pessoais e familiares básicas, compras, geografia local, emprego, entre outros.
Pode se comunicar de maneira simples em situações familiares que requerem troca de informações curtas e precisas.
Pode descrever de maneira superficial aspectos sobre seus conhecimentos, ambiente onde vive e necessidades imediatas.
B1
O(a) aluno(a) pode entender os pontos principais sobre os assuntos do dia a dia como trabalho, escola e lazer. Pode lidar com situações cotidianas no país onde a língua é falada (viagem de turismo).
Pode produzir textos simples sobre áreas familiares e de seu interesse. Pode ainda descrever experiências, eventos, sonhos, desejos, vontades e também ambições. Além disso pode ainda dar sua opinião de maneira limitada sobre planos e discussões.
Atualmente, os(as) estudantes do Abraço Cultural podem fazer os cursos dos níveis A1, A2 e B1, com planos de expansão até o nível B2. Veja, na tabela abaixo, a estrutura dos cursos oferecidos atualmente:


*O curso de árabe segue parâmetros um pouco diferentes daqueles dos outros idiomas. Os primeiros 3 módulos têm como principal objetivo a sensibilização e a descoberta da cultura e do alfabeto árabe, e a comunicação depende do português como língua de apoio. Nos módulos 4 e 5, o uso do português é menos frequente e o desenvolvimento das habilidades orais é bastante valorizado. Em todos os 5 módulos, as culturas dos países árabes têm lugar privilegiado.
Preencha e receba novidades:
SEDE SÃO PAULO
Rua dos Pinheiros, 706 – Casa 6 – Pinheiros
(Metrô Fradique Coutinho)
Atendimento sendo realizado apenas via e-mail, telefone e redes sociais.
contatosp@abracocultural.com.br
(11) 98300-7321 (Horário comercial)
SEDE RIO DE JANEIRO
Rua Conde de Bonfim, 488, 3º andar, Tijuca (Perto do Metrô Saens Peña)
Atendimento sendo realizado apenas via e-mail, telefone e redes sociais.
contatorj@abracocultural.com.br
(21) 99825-9907
(no momento, entre 13h e 19h)
UNIDADE LARGO DO MACHADO RJ
Tv. Alm. Protógenes Guimarães, 42 – Catete
Atendimento sendo realizado apenas via e-mail, telefone e redes sociais.
contatorj@abracocultural.com.br
(21) 99825-9907
(no momento, entre 13h e 19h)