Ideias para manter contato com um

idioma e cultura nas férias

As férias ou os recessos entre um módulo e outro dos estudos de uma língua estrangeira são um período bacana para relaxar, recarregar as energias e tomar fôlego para continuar o aprendizado.

Pensando nisso, reunimos algumas ideias para quem busca manter certo contato com um idioma e cultura nos intervalos dos cursos de uma maneira mais lúdica e leve. Bora? Vem com a gente! 😃

Ler notícias em língua estrangeira

Aproveite para treinar sua compreensão escrita e aumentar seu vocabulário lendo notícias no idioma estudado. Se você está iniciando seu aprendizado, sugerimos que procure ler notícias sobre assuntos que conhece. Assim, você tem chances de compreender mais facilmente o vocabulário utilizado. Sugerimos os jornais: Al Jazeera (árabe), La Nación e Clarín (espanhol), Jeune Afrique e Journal en Français Facile (francês) e Africa News e Al Jazeera English (inglês).

Assistir a conteúdos no idioma estudado

Que tal relaxar assistindo a filmes ou séries com o áudio original na língua que está aprendendo? Streamings como a Netflix, Telecine e HBO mantém várias produções em árabe, espanhol, francês e inglês no catálogo. Em alguns casos, é possível colocar o áudio e a legenda em língua estrangeira. Além disso, já demos várias dicas em publicações no nosso perfil do Instagram!

Ouvir as playlists do Abraço

Sabia que temos um perfil no Spotify onde publicamos playlists de músicas em diferentes línguas e culturas? Latinoamérica soy yo, Mulheres do Sul Global, L’Afrique Francophone, Oriente-se e Global English são algumas das disponíveis! Aproveite a imersão cultural também através da música. Acesse as playlists através do perfil Abraço Cultural no Spotify!

Fazer receitas típicas em casa

Para iniciantes, recomendamos o livro digital recém lançado pela ACNUR Prato do Mundo. O livro foi escrito em português e contém uma seleção de receitas de pessoas em situação de refúgio.
Em língua estrangeira, recomendamos o site Recettes Africaines (francês), o site All Nigerian Recipes (inglês), a seção Recetas Latinas do Tastemade Español (espanhol) e os perfis no Instagram @saudifoodeman e @aziztime (árabe).

Revisão autodirigida

Através da Internet, é possível estudar de maneira autônoma e revisar alguns conteúdos antes do próximo semestre começar. Que tal dar uma olhada nos conteúdos do curso que você sente que precisa exercitar?
Recomendamos alguns sites com explicações e exercícios, como o Lingolia (inglês, francês e espanhol) e o aplicativo Duolingo. Alguns canais de TV também oferecem sites dedicados à aprendizagem do idioma, como a TV5 Monde Apprendre (francês), a BBC Learning English (inglês) e a Learning Al Jazeera (árabe a partir do inglês ou do francês).

Tem algumas outra ideia? Compartilhe com a gente nos comentários!
Gostou do conteúdo? Fique ligado/a nas nossas redes para conferir todas as novidades!

Roberta Sousa, Coordenadora de Comunicação do Abraço RJ