fbpx

tradições de fim de ano:

RD do Congo

Embora originalmente a RD do Congo seja um país com suas próprias tradições e religiões nativas, séculos de colonização resultaram em uma forte cristianização. Atualmente, quase 95% da população é cristã. Por isso, durante as festas de fim de ano podemos reconhecer muitas características cristãs no país.

Natal e suas tradições:

O Natal é uma data bem importante e muito celebrada na RDC. Encarada sobretudo como uma data dedicada à religião, a celebração no país é bem menos comercial do que estamos acostumados/as. Na véspera de Natal muitas pessoas se reúnem nas igrejas, que preparam grandes eventos musicais e peças teatrais sobre a história da data, que perduram por horas.
A maioria das pessoas não têm o costume de trocar presentes. São as crianças que geralmente são presenteadas com roupas novas para passarem a data e as usam para passear no seu bairro, ir na casa de vizinhos e familiares depois da missa do dia 25 de dezembro e no dia 1º de dezembro.
No Congo não é muito comum montar árvores de natal, é visto como um costume estrangeiro, e ninguém acredita no Papai Noel. Ao ganhar algum agrado, as crianças sabem que vem dos pais ou parentes.
No dia 25 a maioria das famílias preparam uma refeição mais elaborada que o usual. Carne de porco ou de frango geralmente são as preferidas para a ceia de Natal. Os pratos típicos, fufu e sopa okra estão presentes.

Para as refeições do ano novo, é costume nas famílias com melhores condições financeiras comprar um animal ainda vivo, geralmente uma cabra.

Em lingala, língua mas falada da RDC, deseja-se Mbotama Elamu no Natal 🙂

Gostou? Compartilhe com os amigos e, claro, continue nos acompanhando para descobrir novas referências culturais! 😉

Fique ligado, as inscrições para os cursos intensivos de janeiro já estão abertas!

Roberta ama café com leite, cactos e gatos. É formada em Relações Internacionais pela UFRJ e teve seu percurso profissional marcado, desde cedo, pelas áreas da comunicação e do ensino de idiomas. Hoje, desempenha a função de coordenadora de comunicação e de cultura, e espera que seu trabalho possa impactar positivamente a vida de muitas pessoas.

Roberta Sousa, Coordenadora de Comunicação do Abraço RJ
2019-05-07T17:37:39-03:00