Sobre o Abraço 2018-10-19T16:01:29+00:00

Sobre o Abraço Cultural

Um projeto pioneiro, que tem refugiados como professores de cursos de idiomas e cultura. Os principais objetivos são promover a troca de experiências, a geração de renda e a valorização pessoal e cultural de refugiados residentes no Brasil. Ao mesmo tempo, possibilitamos aos alunos o aprendizado de idiomas, a quebra de barreiras e a vivência de aspectos culturais de outros países. Nascemos em São Paulo em 2015 e chegamos ao Rio de Janeiro em 2016.

Nossa história

Como todo causo brasileiro que se preze, o nosso também começa com uma partida de futebol. Era julho de 2014. Um pálido sol invernal iluminava o gramado da quadra que mais tarde receberia centenas de pessoas dos quatro cantos do mundo. Neste cenário, a plataforma social Atados realizou a 1ª Copa do Mundo dos Refugiados e a iniciativa nos abriu os olhos para outra realidade: precisávamos de um projeto mais duradouro, capaz de contribuir na missão de integrar esses imigrantes em nossa sociedade.

Assim surge o Abraço Cultural, uma organização não governamental, que tem por objetivo promover a troca de experiências, a geração de renda e a valorização dos refugiados. Através de nossas aulas – com metodologia e material didático próprios – queremos transmitir muito mais do que o aprendizado de uma nova língua: queremos quebrar preconceitos e barreiras culturais, aproximando diferentes povos em um único lugar.

Missão, visão e valores

Missão

Potencializar oportunidades de geração de renda e empreendedorismo a refugiados por meio de um método inovador de ensino de idiomas e troca de experiências culturais com as comunidades locais valorizando nossas diferenças.

Visão

Ser um ponto inicial de inserção do refugiado no mercado de trabalho e um ponto de contato de suas culturas com a sociedade brasileira para quebrar barreiras culturais.

Valores

Para o refugiado: Promover a troca de experiências, geração de renda e valorização.Para o aluno: Aprender um idioma através do contato com a cultura de outros países, quebrando barreiras e vivenciando outras tradições.

COORDENADORAS

Cacau Vieira – Coordenadora Pedagógica Abraço Cultural Rio de Janeiro
Viciada em café e chocolate, adora dias frios com céu azul, livros e cinema. Geminiana, é curiosa e fascinada por aquilo que ainda não conhece. Acredita que a educação ainda pode mudar o mundo e que salas de aula são, antes de qualquer coisa, espaços de desconstrução. Por isso, escolheu passar boa parte dos seus dias dentro delas! Formada em letras pela UFRJ, trabalhou como professora de francês durante os últimos 8 anos. Em 2016, uniu-se à Tati para fundar o Abraço Cultural Rio de Janeiro. Desde então, exerce o papel de coordenadora pedagógica, compartilhando suas experiências e ampliando seus horizontes com os professores e as professoras do Abraço Cultural.

Débora Oliveira – Coordenadora Pedagógica Abraço Cultural São Paulo
Débora é graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Araraquara) e leciona a língua inglesa há 12 anos. Possui especialização em Produção de Livros Didáticos, já atuou como revisora em grandes editoras e é autora dos materiais de inglês produzidos exclusivamente para o Abraço Cultural. Apaixonada por idiomas e culturas, estudou inglês, espanhol, alemão e árabe e quer aprender francês e russo. Seu envolvimento com o terceiro setor começou em 2013, como voluntária em diferentes ONGs, e desde 2016 ministra treinamentos para pessoas refugiadas e em situação de vulnerabilidade para que elas possam se tornar professores/as de língua estrangeira. Além disso, estuda também as relações entre Educação e Gênero e realizou um curso em Gênero e Direitos Humanos na Universidade de Genebra. 

Mariângela Garbelini – Coordenadora Geral Abraço Cultural São Paulo
Formada em Direito pela Universidade de São Paulo e em Relações Internacionais pela PUC-SP, atua no Terceiro Setor desde 2003. Trabalhou como advogada de organizações beneficentes, coordenou projetos educativos e culturais na Associação Viva e Deixe Viver e contribui com diversos projetos sociais como voluntária. Começou a atuar com refugiados na Tailândia, em um projeto de empoderamento de birmaneses. Foi voluntária no Adus, onde começou dando aula de português e coordenou o grupo de assistência jurídica para refugiados. No Abraço, é responsável pela coordenação geral e gestão administrativa.

Roberta Sousa – Coordenadora de Comunicação Abraço Cultural Rio de Janeiro
Roberta ama café com leite, cactos e gatos. É formada em Relações Internacionais pela UFRJ e teve seu percurso profissional marcado, desde cedo, pelas áreas da comunicação e do ensino de idiomas. Não por acaso, fala inglês, francês e un poquito de espanhol. Como sempre se interessou pela promoção dos Direitos Humanos e pela defesa da migração, acabou se aproximando do Abraço Cultural Rio de Janeiro em 2016, onde atuou, inicialmente, como voluntária. Hoje, desempenha a função de coordenadora de comunicação e de cultura, e espera que seu trabalho possa impactar positivamente a vida de muitas pessoas.

Tatiana Rodrigues – Coordenadora Gerencial Abraço Cultural Rio de Janeiro
Apaixonada por diferentes culturas e idiomas pouco convencionais, Tatiana coleciona fotos, experiências e souvenirs dos países que já visitou ao redor do globo. Está sempre disposta a ajudar e tem um coração enorme! Por tudo isso, deixou de lado seu diploma de biomédica e a frieza dos laboratórios para se (re)descobrir através do trabalho voluntário. Assim, em 2016, aceitou o desafio de fundar, junto com a Cacau, o Abraço Cultural Rio de Janeiro. Trabalhou alguns meses como voluntária, mas as grandes doses de trabalho, engajamento e carinho fizeram com que ela resolvesse se dedicar por completo ao projeto. Desde então, trabalha como coordenadora gerencial das duas unidades e é peça fundamental da equipe.

NOSSOS PARCEIROS

Preencha e receba novidades:

SEDE SÃO PAULO
Rua Teçaindá, 81 – Pinheiros

(Perto do Metrô Fradique Coutinho)

contatosp@abracocultural.com.br 
(11) 98300-7321 (Horário comercial)

SEDE RIO DE JANEIRO
Rua Conde de Bonfim, 488, 3º andar, Tijuca
(Perto do Metrô Saens Peña)

contatorj@abracocultural.com.br 
(21) 99825-9907 (Horário comercial)

Siga o Abraço nas redes sociais: