fbpx

playlist mulheres do sul global

Já ouviu o termo Sul Global? A primeira coisa que podemos pensar é que seriam os países ao sul do globo, correto? Na verdade, o Sul Global é um termo geopolítico, utilizado para classificar o conjunto de países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos que em sua maioria estão localizados na região centro-sul do mapa-múndi como conhecemos (modelo eurocêntrico). Mas com algumas exceções, como Rússia, Oriente Médio ou México, que fazem parte do sul geopolítico. Os mesmos que sofreram com o colonialismo e imperialismo.
De uma maneira muito sucinta, o Sul Global também incentiva iniciativas de cooperação Sul-Sul, que visam promover o desenvolvimento de países do Sul Global sem passar por instâncias dominadas pelos países centrais.

Inspirados/as pelo Sul Global, preparamos uma playlist para você conhecer algumas das vozes femininas dessa parte do mundo e abaixo mini-bios de 5 das artistas presentes na playlist:

Playlist

Fatoumata Diawara

Fatoumata Diawara é uma cantora maliana natural da Costa do Marfim. Ela também é compositora, guitarrista e atriz, misturando ritmos como o wassoulou africano com Jazz e Soul. É fluente em inglês e francês, porém optou por cantar em sua língua nativa, o wassoulou. Seu último disco lançado em maio de 2018, “FENFO”, que significa “algo a dizer”, já tem mais de 17 milhões de visualizações. Além disso, Fatoumatara também é ativista pelos direitos da mulheres.

Ghalia Benali

Ghalia Benali é uma cantora de descendência tunisiana e natural de Bruxelas. Aos 21 anos voltou para a cidade natal, onde começou a estudar artes gráficas e acabou optando por ficar na Bélgica. Participou de diversos projetos musicais em árabe e em 2000 gravou seu primeiro CD, “Wild Harissa”. Benali além de cantora e artista plástica também é dançarina e atriz. O seu último disco lançado em junho de 2017 denominado de “MwSOUL” significa “conexão”, que seria a comunicação entre Benali e o povo árabe, no qual algumas das canções foram escritas por jovens poetas árabes.

Natalia Lafourcade

Natalia Lafourcade é uma artista nascida na Cidade Do México e crescida em Veracruz, em um ambiente musical. Tendo os pais como músicos profissionais, Natalia começou a estudar cedo, começando a tocar violão, piano e fazendo aulas de voz. Aos 14 anos entrou para o grupo “pop twist” e aos 17 anos, em 2002, iniciou sua carreira solo assinando seu contrato com a Sony Music, época na qual liderou as paradas no México provocando uma indicação ao Grammy Latino como artista revelação. Seu último álbum, “Musas vol 1”, foi lançado em 2017 como uma homenagem ao folclore latino-americano. Atualmente Lafourcade também atua porta voz da ONG “Save The Children”, em favor as crianças do mundo.

Flor de Toloache

Flor de Toloache é um grupo feminino de mariachis que se iniciou em 2008. Todas as participantes do grupo vêm de países diferentes como México, Porto Rico, República Dominicana, Cuba, Austrália entre outros. O projeto trabalha para manter a tradicional cultura mexicana do mariachi, porém com um toque contemporâneo trazendo novos públicos para o estilo musical. O álbum de estreia foi muito bem aceito recebendo uma indicação ao Grammy Latino de melhor álbum em 2015.

Yasmine Hamdan

Yasmine Hamdan é natural de Beirute no Líbano e é considerada um ícone underground no meio árabe. Hamdan formou uma dupla de indie electro, a “Soapkills”, sendo a primeira nesse estilo musical no Oriente Médio, se tornando trilha sonora para muitos jovens do Líbano na época do pós guerra. Seu último disco “Al Jamilat” foi lançado em 2017 por uma produtora independente da Califórnia.

Quer falar com o mundo e descobrir novas referências culturais? As inscrições para os cursos regulares de março já estão abertas!

Tayná Santos, Voluntária de Comunicação do Abraço
2019-01-16T19:44:57+00:00