fbpx

Dicas pedagógicas
#inglês

O aprendizado de uma língua estrangeira não é uma tarefa fácil, mas com boa disposição e determinação, nunca será impossível. Para isso, nossas profs Maryony e Tülin se juntaram para dar algumas dicas bem interessantes para quem está aprendendo inglês. Confira abaixo:

Ouvir músicas e ler suas letras depois

Mesmo que cada pessoa seja diferente e cada um aprenda no seu próprio ritmo, sempre costumo pôr o meu próprio exemplo para os meus estudantes perceberem que eles também podem atingir o objetivo de falar uma língua estrangeira.
Uma das dicas que sempre dou é escutar músicas, mesmo que muitas pessoas não concordam pois em algumas situações as músicas costumam ter letras mais coloquiais e às vezes mesmo erros gramaticais de propósito. Na minha opinião, são uma forma divertida e amena de aprender, algo que quase todos gostam de fazer e que no meu caso foi a chave do aprendizado do idioma inglês. Hoje em dia com o acesso à internet temos a oportunidade de escutar de graça qualquer música que quisermos.
Ouvir músicas na língua a qual se está estudando já é um bom caminho para ajudar no aprendizado, mas por que não potencializar essa prática lendo também as letras após escutar a música? Assim você treina não só sua compreensão oral mas também a escrita, adquirindo novos vocabulários e praticando a pronúncia.

Quando houver necessidade de traduzir, prefira um dicionário monolíngue

Para iniciantes, um dicionário bilíngue pode ser fundamental, mas não hesite em usar um dicionário completamente em inglês assim que tiver um pouco mais de conhecimento da língua. Usando o dicionário bilíngue, aprende-se só uma palavra por vez, mas usando um dicionário completamente em inglês, temos a oportunidade de descobrir várias palavras ao mesmo tempo. Então, aqui vão três opções de dicionários online inglês-inglês (só clicar em cada um que você vai se redirecionado para o site):
1) Cambridge Dictionary
2) Oxford Dictionary
3) Collins

Pratique com outras pessoas que também estão aprendendo ou fluentes

No Rio ou São Paulo há várias atividades onde pode encontrar com pessoas falantes de inglês, como bares no hosteis, encontros do couchsurfing, e sites e grupos do Facebook.
Como por exemplo, o Mundo Lingo, que promove encontros de pessoas nativas e que estão aprendendo uma outra língua para praticá-las e também o grupo Clube Poliglota Brasil, que organiza atividades.

Use a tecnologia a seu favor: aplicativos

Além disso tudo, gosto de recomendar o uso do smartphone através de aplicativos. Têm muitos aplicativos interessantes que facilitam a vida de quem aprende uma língua estrangeira, entre os meus aplicativos favoritos estão aqueles que permitem conversar com falantes nativos sem necessidade de viajar (Hello Talk, Tandem, Hi Native, etc.); com esses aplicativos, além de praticar o idioma você consegue fazer amizades ao redor do mundo e achar pessoas bacanas para compartilhar experiências de vida.

Assista conteúdos audiovisuais em inglês e com legenda em inglês

Outra coisa que gosto bastante de recomendar para os meus alunos e que forma parte do processo de imersão no idioma, é o YouTube. Um site gratuito cheio de vídeos sobre quase qualquer assunto e em quase qualquer língua, para todos os gostos. A dica que dou é escolher um tópico que você gosta muito e assistir quantos vídeos você quiser, tem inclusive aulas de idiomas de graça. Sem sombra de dúvidas o YouTube foi para mim uma ferramenta essencial e acredito que seja também para os meus estudantes.

Alguns canais no Youtube para aprender inglês ou que abordam questões interessantes para assistir:

Rachel’s English é um canal online de inglês de uma falantes nativa estadunidense. Todos os vídeos têm legendas para ajudar os falantes não nativos a entender. Novos vídeos toda semana.
Anglo-link: O objetivo do canal é ajudar a aprender, melhorar e dominar o inglês, além de ajudr a aumentar a confiança ao falar e ouvir em inglês.
Let’s Talk é uma maneira de aprender inglês que combina aulas de áudio e vídeo. O objetivo é simples: facilitar o aprendizado, aproveitando os modernos princípios pedagógicos e as mais recentes tecnologias da web.
Vsauce é uma marca de canais no YouTube criada pelo educador Michael Stevens. Os canais apresentam vídeos relacionados a vários assuntos científicos, psicológicos, matemáticos e filosóficos, além de jogos, tecnologia, cultura e outros assuntos de interesse geral
Rick Steves é um escritor de viagens americano, autor, ativista e personalidade de televisão. Desde 2000, ele já realizou uma série de viagens. Steves também tem um show público de viagens de rádio chamado Travel with Rick Steves e é autor de inúmeros guias de viagem.

Continue nos acompanhando para descobrir dicas pedagógicas e novas referências culturais! 😉

Maryony Gomez e Tülin Hashemi, Professoras do Abraço RJ
2019-07-08T19:57:58-03:00