fbpx

Dicas pedagógicas
#francês

Nossos professores Jonathan e Josh se juntaram para dar algumas dicas bem interessantes para quem está aprendendo francês. Confira abaixo:

Dicionários em francês-francês: oportunidade de maior aprendizado

Para iniciantes, um dicionário bilíngüe pode ser fundamental, mas eu encorajo meus alunos a não hesitar em usar um dicionário completamente em francês. Usando o dicionário bilíngüe, aprende-se só uma palavra por vez, mas usando um dicionário completamente em francês, nós temos a oportunidade de descobrir várias palavras ao mesmo tempo.
E aqui vão 3 boas opções de dicionários monolíngues:
1) Larousse
2) L’Internaute
3) Synonymes

Mantenha contato com a língua sempre que possível

A melhor maneira de aprender uma língua é através da imersão total. Mas como estamos no Brasil, é necessário criar circunstâncias artificiais para ter a melhor imersão possível. Eu costumo pensar em uma língua como um esporte. Você não se torna um bom jogador lendo muita teoria. Prática, treinamento, repetição são obrigatórios. Para o futebol, você tem que jogá-lo, para a língua que você tem que ouvir muito, falar muito e ler muito. É assim que as crianças aprendem uma língua.
Outra coisa que pode acelerar seu aprendizado é assistir a filmes, séries ou notícias em francês sempre que puder. Aconselho meus alunos a encontrar alternativas para tudo o que eles gostam em francês. Por exemplo, eles precisam: alterar idioma do telefone, idioma do computador e assistir filmes e série em francês. Mesmo quando eles não entendem muito bem, eles têm que continuar, pouco a pouco, e vai ficar tudo bem. Como jogadores de futebol ou músicos, a repetição é muito importante, tem que repetir, repetir e repetir.
Se você tiver um estilo de aprendizado mais auditivo talvez prefira escutar a uma rádio francófona, RF1 ou TV5 Monde e se o seu jeito de aprender for cinético, pode escutar a algum programa ou audiolivro em francês enquanto se exercita, por exemplo. O importante é estar em contato com a língua!
Também recomendo podcasts ou canais do YouTube que permitem que você descubra uma variedade de tópicos e contextos diferentes.
Outra opção também é a criação de um grupo no WhatsApp. Para cada classe, há um grupo onde eu sempre convido os alunos a participar. Lá eu envio vídeos, piadas, provérbios, e muito mais, sempre na língua francesa.

Faça exercícios

Sempre que tiver um tempinho — dependendo, pode até ser no ônibus, metrô ou aguardando alguém ou algo —, faça algumas atividades. A prática vai ajudar você a assimilar a teoria sem que você nem perceba.
Você pode encontrar exercícios nos sites abaixo, por exemplo:
Bonjour de France
TV5 Apprendre Français

Pratique com falantes de francês

Colocar seus conhecimentos à prova vai dar confiança e fazer você ver em que ponto precisa melhorar. Você pode usar a internet para frequentar chats e fóruns que têm o francês como idioma oficial e conversar com nativos ou outras pessoas que também estão aprendendo a língua. Assim, você estará preparado para todas as situações que encontrará no trabalho, na vida real ou em um intercâmbio, por exemplo.

Aplique o seu conhecimento em situações reais

Você pode, por exemplo, exercitar a conjugação verbal em uma redação — este é um exercício bem próximo da realidade que você encontrará no trabalho ou em outro país e ainda é útil para aprender e memorizar estruturas e vocabulários.

Continue nos acompanhando para descobrir dicas pedagógicas e novas referências culturais! 😉

Jonathan Deepsky e Josh , Professores do Abraço RJ
2019-06-27T19:21:00-03:00