Metodologia 2018-05-22T10:16:18+00:00

METODOLOGIA

Fundado em São Paulo em 2015 e no Rio desde 2016, somos um projeto pioneiro no qual refugiados/as são capacitados/as para dar aulas de idiomas e cultura. Muito mais do que gerar renda, buscamos promover a troca de experiências e a valorização pessoal e cultural de refugiados/as residentes no Brasil. Ao mesmo tempo, possibilitamos aos/às alunos/as o aprendizado de idiomas, a quebra de barreiras e a vivência de aspectos culturais de outros países.

Abordagem comunicativa

A palavra-chave da sala de aula do Abraço Cultural é comunicação. Por isso, durante as aulas, o/a aluno/a se comunica – fala, ouve, lê e escreve – sempre em língua estrangeira. Para que isso aconteça, nos baseamos nas diretrizes da abordagem comunicativa e trabalhamos com situações da vida real. Nossos professores são capacitados para utilizar diversas técnicas que instiguem a participação em sala de aula, fazendo com que o aprendizado seja envolvente e efetivo.

Imersão Cultural

Uma comunicação eficaz depende de elementos que ultrapassam as barreiras linguísticas. Por isso, nas nossas aulas, aproveitamos ao máximo aquilo que os/as nossos/as professores/es têm de mais incrível: a bagagem cultural. Assim, proporcionamos aos/às nossos/as alunos/as uma experiência única, em que outras culturas e novas perspectivas são apresentadas tanto durante as aulas de língua estrangeira, quanto nos encontros que chamamos de “aulas culturais”.

Material próprio

Para nós, é extremamente importante que tanto os/as alunos/as quanto os/as professores/as dialoguem e se reconheçam no material usado em sala de aula. E é por essa razão que decidimos preparar o nosso próprio material! Através dele, trabalhamos não só questões linguísticas, mas principalmente referências culturais que não são encontradas em qualquer lugar.

Divisão de módulos

No Abraço Cultural, oferecemos cursos de árabe*, espanhol, francês e inglês. A duração de cada um varia em função do idioma, do ritmo de estudos e dos objetivos de cada aluno(a).

Os módulos de espanhol, francês e inglês foram criados a partir das descrições do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), que fornece uma base comum para elaboração de programas de línguas, manuais e exames de proficiência na Europa. Assim, nosso material foi cuidadosamente pensado para que cada módulo forneça ao(a) aluno(a) tudo aquilo que precisa aprender, linguística e culturalmente, para ser capaz de se comunicar. Desta forma, garantimos aos(às) alunos(as) a padronização dos módulos e facilitamos o caminho daqueles(as) que pretendem fazer a prova para obtenção de um diploma de proficiência em língua estrangeira.

O Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) define 6 níveis de competência: A1 e A2 (níveis elementares), B1 e B2 (níveis independentes) e C1 e C2 (níveis de proficiência). Veja o que os(as) alunos(as) são capazes de fazer ao final de cada nível:

A1

O(a) aluno(a) pode entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas. Pode se apresentar e responder perguntas sobre detalhes de sua vida pessoal como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui. Pode ainda interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.

A2

O(a) aluno(a) pode entender frases e expressões relacionadas às áreas familiares ao usuário, como informações pessoais e familiares básicas, compras, geografia local, emprego, entre outros.
Pode se comunicar de maneira simples em situações familiares que requerem troca de informações curtas e precisas.
Pode descrever de maneira superficial aspectos sobre seus conhecimentos, ambiente onde vive e necessidades imediatas.

B1

O(a) aluno(a) pode entender os pontos principais sobre os assuntos do dia a dia como trabalho, escola e lazer. Pode lidar com situações cotidianas no país onde a língua é falada (viagem de turismo).
Pode produzir textos simples sobre áreas familiares e de seu interesse. Pode ainda descrever experiências, eventos, sonhos, desejos, vontades e também ambições.
Além disso pode ainda dar sua opinião de maneira limitada sobre planos e discussões.

B2

O(a) aluno(a) é capaz de entender ideias principais de textos complexos sobre temas concretos ou abstratos, inclusive textos técnicos se forem de sua área. Pode interagir com falantes nativos com um grau suficiente de fluência e naturalidade, produzindo uma comunicação sem esforços entre os interlocutores. Pode produzir textos claros e detalhados sobre temas diversos e defender um ponto de vista de temas gerais, indicando vantagens e desvantagens das opções.

Conversação

O curso de conversação visa trabalhar situações reais e temas cotidianos para que o(a) aluno(a) possa praticar e desenvolver com mais fluência sua comunicação em língua estrangeira. Para se inscrever no curso é preciso ter, no mínimo, o nível B1.

Os módulos de conversação foram pensados para satisfizer a uma necessidade muito comum ao público brasileiro: desenvolver a capacidade de falar. Neste módulo, os(as) alunos(as) são convidados(as) a colocar em prática os conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo do curso através de situações da vida cotidiana e debates sobre assuntos atuais.

Atualmente, os(as) alunos(as) do Abraço Cultural podem fazer os cursos dos níveis A1, A2 e B1, com planos de expansão até o nível B2. Veja, na tabela abaixo, a estrutura dos cursos oferecidos atualmente no ritmo regular:

*O curso de árabe está sendo reestruturado para que seus conteúdos programáticos possam ser encaixados de acordo com o QECR, por isso, neste momento, sua divisão de módulos não está disponível.

Referências:
Para Quadro Europeu Comum de Referência, clique aqui.
Para exames de proficiência de espanhol, clique aqui.
Para exames de proficiência de francês, clique aqui.
Para exames de proficiência de inglês, clique aqui.

Preencha e receba novidades:

SEDE SÃO PAULO
Rua Teçaindá, 81 – Pinheiros

(Perto do Metrô Fradique Coutinho)

contatosp@abracocultural.com.br 
(11) 98300-7321 (Horário comercial)

SEDE RIO DE JANEIRO
Rua Conde de Bonfim, 488, 3º andar, Tijuca
(Perto do Metrô Saens Peña)

contatorj@abracocultural.com.br 
(21) 99825-9907 (Horário comercial)

Siga o Abraço nas redes sociais: