fbpx

Antes da chegada dos europeus, o país era habitado por indígenas. O início de sua colonização se deu em 1520 e durou até o começo do século XIX, quando as primeiras tentativas de independência começaram a surgir junto à crise econômica na Espanha. No ano de 1819, foi fundada a República da Grã-Colômbia. O país só teve total independência depois da morte de Simón Bolívar, revolucionário responsável pela descolonização de vários países da América Latina.
O país de 916 mil km2 fala espanhol e é em sua maioria católico, uma das heranças da cultura europeia. No país, o beisebol é o esporte mais popular, seguido pelo basquete e pelo futebol.
Infelizmente, a situação financeira do país não é a das melhores atualmente, assunto muito comentado nos noticiários mundiais. O país passa por uma crise de cinco anos de recessão, escassez de produtos básicos e uma inflação altíssima, uma mistura que obrigou 2,3 milhões de pessoas a deixar o país desde 2015.
Entretanto, as maravilhas culturais e turísticas nem sempre recebem o mesmo destaque que nos outros países. A cultura, nascida da miscigenação de africanos, europeus e latino americanos, é muito rica.

Confira a seguir mais cinco curiosidades sobre a cultura deste país:

Sua capital é um enorme centro cultural

A cidade de Caracas concentra diversos museus – como o Museu de Arte Contemporânea e o Museu de Ciência Natural – e a Biblioteca Nacional. Lá também é onde acontece o Festival Internacional de Teatro, que reúne grupos de teatro de todo o mundo anualmente.

Sabores e cores

A culinária é cheia de cores chamativas e de sabores fortes. Os ingredientes mais utilizados na cozinha são o fubá, o milho, carnes variadas, banana e o feijão. Apesar de terem aspectos em comum, a gastronomia venezuelana varia bastante dependendo da região do país. Na época natalina, o prato mais comum é a hallaca. A comida é uma folha de bananeira cozida com carne, vegetais, farinha de milho e vários temperos. Uma delicia!

Vaidade

A vaidade é uma característica notória, especialmente nas mulheres, independentemente da classe social ou atividade profissional. O concurso de Miss é tão popular no país como o futebol no Brasil, em 2018 o concurso comemorou sua 65 edição. O país ostenta mais de 200 títulos de beleza, entre eles 7 títulos de Miss Universo, 6 títulos de Miss Mundo, 7 títulos de Miss Beleza Internacional, e 2 vitórias em Miss Terra.

Ecossistema

O ecossistema é talvez o mais diversificado da América do Sul. Apresenta cinco regiões geográficas com características bastante distintas: a costa caribenha, com praias e ilhas de mar azulado; os Andes, o trecho final da cordilheira, onde se pode chegar aos 4600m de altitude graças ao mais alto teleférico do mundo; Los Llanos, uma área pantanosa rica em fauna e flora; a Amazônica, que afinal, não é exclusividade do Brasil; e a Gran Sabana, talvez a região mais típica e pitoresca do país, repleta de tepuys e a maior cachoeira do mundo, a Santo Angel, com quase mil metros de queda livre.

Cenários cinematográficos

Pela diversidade de ecossistemas, o país tem servido de inspiração e ambientação para filmes como Avatar, Up!, Dinossauro, Amor Além da Vida, Aracnofobia e Papillon.

Quer falar com o mundo e descobrir novas referências culturais? As inscrições para os cursos regulares de março já estão abertas!

Maiara Molinas e Talita, Voluntárias de Comunicação do Abraço
2019-01-29T16:05:29+00:00